terça-feira, 29 de maio de 2012

Let's Talk About: Moda acompanhando a História

Oi pessoas!
Vamos falar de moda e história aqui e agora? VAMOSSS! Mais história do que a moda apropriadamente falando.
Achei uma foto, ou melhor, um desenho muito interessante na internet de um processo da moda em meados do século XII até o século XX! Não necessariamente falando "que estilo é esse?" mas sim associando as vestimentas as épocas e acontecimentos históricos que acompanharam tais momentos. Veja na imagem abaixo e se estiver muito pequeno, clique nela para ampliar e leia o texto abaixo que eu fiz (uma coisa gigante) explicando alguns acontecimentos e que vale apena acrescentar ao seu conhecimento ou relembrar alguns fatos. 
Sério, é muito legal.

I - "Serva", Inglaterra, 1175
II - "Corte", Inglaterra, 1175
III - "Magna Carta", Inglaterra, 1215 - Nesse ano, para quem não lembra ou não conhece, foi assinada "Magna Carta" ou "Grande Carta" que limitava o poder dos monarcas da Inglaterra, incluindo o Rei João, que a assinou e retirou o poder absoluto do país. Foi o primeiro passo para a história do Constitucionalismo.
IV - "Faerie", País de Gales, 1265 - "Faerie" vem de "fairy" que significa "fada", que é uma crença folclorística do país de Gales. A idéia e o folclore das Fadas surgiu com a crença de que elas são anjos caídos e negados pelo céu. O estilo dessas moças, faz referência as "fadas".
V - "Leaving", Inglaterra, 1317 - "Leaving" é um termo utilizado para "abandono", pois entre 1314 e 1317 ocorreu a maior fome não só na Inglaterra como em toda a Europa, e muitos cidadãos ficaram abandonados a mercê da fome.
VI - "Ordem do Santo Graal", Inglaterra 1332
VII - "Anjo", França, 1570 - Em 1570 foi assinado o tratado de "Paz de Saint-Germain-en-Laye" na França, que acabava com a terceira Guerra das Religiões da França entre católicos e protestantes. Sem falar que foi nesse ano que começou a surgir os primeiros vestidos em forma de "balão", o famoso "balone".
VIII - "Veneza", Itália, 1583 - O estilo"venice" é conhecido pelos tecidos coloridos, florais ou texturizados e em camadas de tom sobre tom.
IX - "Cárpatos", Romania, 1630 - Cárpatos é o nome utilizado para os habitantes da região das cordilheiras da Europa Central, ou seja, os checos, eslovacos, poloneses, ucraniano, romeno e húngaros.
X - "Great Fire", Inglaterra, 1666 - "Great Fire" ou o "Grande Incêndio de Londres" aconteceu no ano de 1666, por causa de um incêndio em uma padaria, onde o dono Thomas Farynor, confeitava para o Rei Charles II. O incêndio começou na madrugada e se alastrou pelas casas que eram todas feitas de madeira naquela época. O fogo consumiu plantações, moinhos, igrejas, ruas, casas, construções, enfim a rua  Pudding Lane foi devastada pelo fogo e se espalhou para outros lugares até a Ponte de Londres, destruindo cerca de 450 hectares!
XI - "Reunion", França, 1720 - (essa é longa). Em 1716 o "Banque Royale" foi o primeiro banco a usar dinheiro de papel, que foi criado por John Law, e o mesmo foi o Diretor Chefe da Companhia Mississippi, que trabalhava na colônia francesa em Louisiana e nas Índias. O "Banque Royale" se tornou dono das maiores Companhias de exploração da America do Norte, Índia e China, tomando o monopólio do comercio nos mares. Com toda essa responsabilidade, o banco começou a emitir mais notas do que poderia ter em moedas, isso gerou uma Inflação. John Law foi demitido em 1720 de seu cargo e fugiu para Veneza, pois em 1720 a "bolha" estourou com a conversão errada da moeda. Houve uma "reunião" para se desfazer da grande inflação francesa! (ufa)
XII - "Midnight Ride", America do Norte, 1775 - "Midnight Ride" ou "Passeio da Meia-noite" foi o ato de rebeldes americanos contra os colonizadores britânicos, que roubavam ou transportavam armas escondidos para uma futura rebelião contra os britânicos.
XIII - "Dia da Bastilha", França, 1789 - Como todos sabem, Bastilha de Saint-Antoine foi uma prisão francesa. Nela além de prisão foi o lugar onde guardavam armas e munições. A "Queda da Bastilha" foi o dia em que a população se revoltou contra o governo repressor do rei Luís XVI e invadiram a Bastilha, soltando prisioneiros e se apossando de armas. O evento foi um dos principais da Revolução Francesa e tido como um ícone da República Francesa, sendo também o evento que trouxe a famosa "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", nosso atual "Direitos Humanos".
XIV - "Grande Exposição", Inglaterra, 1851 - A "Grande Exposição" que ocorreu na Inglaterra e foi um grande evento que teve como principal aspecto a reunião de artistas, cientistas e comerciantes de outros países que puderam se interagir e conversar sobre o futuro e promoverem objetivos para nações mais civilizadas. Foi um evento importante para o desenvolvimento e foi uma das primeiras exposições industriais como temos hoje em dia.
XV - "Guerra Civil", America do Norte, 1864 - "Guerra Civil Americana" ou "Guerra Secessão", foi o conflito entre os Estados Confederados do Sul que eram latifundiários, aristocratas e defensores da escravidão contra os Estados do Norte que eram industrializados e a escravidão não tinha mais o peso econômico tão forte assim. Foi o evento que teve mais massacre nos Estados Unidos e causou muitas mortes. A guerra teve início no ano de 1861 e terminou em 1865. A nível de curiosidade, o presidente eleito nessa época foi o Abraham Lincoln, que era contra a escravidão e republicano.
XVI - "I Guerra Mundial", Inglaterra, 1917 - A "I Guerra Mundial" teve vários motivos dentre eles o: imperialismo econômico, nacionalismo, militarismo, corrida armamentista, disputa por territórios... Foi uma guerra entre a Tríplice Entente (Estados Unidos, Rússia, Império Britânico, França) e Triplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria, Itália), e causou uma grande reviravolta e transformação nos mapas europeus.
XVII - "Metropolitana", America do Norte, 1927 - Os cidadãs já estão mais urbanos e menos rurais. Maior parte da população vive em cidades.
XVIII - "Blitz", Inglaterra, 1941 - "Blitz", uma contração da palavra "Blitzkrieg" que significa "Guerra Relâmpago", aconteceu em 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941, quando as Forças Aéreas Alemãs (Luftwaffe) bombardearam o Reino Unido.
XIX - "Transfusion", America do Norte, 1986 - Ou melhor, "Transfusão", foi o ano em que a medicina teve um grande avanço, principalmente nos Estados Unidos, com relação a transfusão de sangue. O armazenamento, cuidado e exames foram feitos e realizados com maior cuidado e as técnicas foram aperfeiçoadas.
XX - "Awakening", Inglaterra, 2004 - (essa eu fico devendo!) Mas tudo que a gente pode dizer aqui é que em 2004 na Inglaterra foi criado o primeiro DNA artificial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário